Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

A alimentação dos portugueses

Ontem estava a ler um jornal e tinham lá um notícia que era sobre o consumo de alimentos por parte das famílias portuguesas. Dizia na dita notícia que os portugueses estavam a comprar muitos alimentos, diria até que em excesso (mas isso já é a minha opinião pessoal), muito em parte devido aos descontos e cupões. Ora, sendo eu operadora de caixa num supermercado, posso confirmar e reconfirmar essa notícia. É bem verdade!! Os portugueses estão a comprar muitos alimentos e muitas vezes até parece que estão a fazer um bunker em casa com medo do fim do mundo. Acho excessiva a quantidade de alimentos que levam e pior que isso, em muitos casos, é a sua qualidade. Muitos já são fervoros adeptos das comidas pré-feitas, em que basta colocar no microondas ou no forno e fica feito, outros levam os alimentos sem serem processados, mas por exemplo legumes é coisa que nem toda a gente leva, a grande incidência é nas pessoas idosas ou nas famílias com crianças pequenas. Outra coisa que também me deixou impressionada foi a quantidade de alimentos com chocolate que levam para os lanches das crianças em período escolar. Lembro-me de ser pequena e só em dias mais especiais e poucos mais é que levava um doce na minha lancheira, o meu lanche sempre foi constituido por leite/iogurte, um pão com manteiga e uma peça de fruta. Mas nos dias de hoje os míudos levam essencialmente snacks que contém açúcar e chocolate e sumos. 
Tudo bem que estamos em época de crise e os descontos são sempre bem vindos (de vez em quando também os aproveito) mas acho que as coisas deviam ser feitas com cabeça e ponderação em vez de se levar o produto A, B ou C em maior quantidade só porque temos um desconto, no fim das contas acabamos por gastar muito mais sem necessidade e esse mesmo produto acaba por sair mais caro.
Por outro lado numa altura em que tanto se fala em obesidade e obesidade infantil, julgo que era altura de as pessoas pararem um pouco e repensarem as suas escolhas e na influência que terão para o seu futuro. Uma alimentação saudável não é dificil de fazer.

E vocês também acham que andamos a consumir muito e mal? 

8 comentários:

  1. Olha Vânia, anda tudo tolo é o que é :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente.
    Ainda hoje, em dia de nova promoção no Pingo Doce, vi uma senhora a querer levar duas paletes de Um Bongo. Para quê tanto sumo? O mal que aquilo faz... Ora se compramos mais vamos consumir mais. Se não fosse a promoção com certeza não iria querer levar tantos. Enfim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade! E no fundo não estamos a poupar em nada. Nós cá em casa só aproveitamos descontos se for de um produto que consumimos regularmente, aí justifica-se, de resto não vamos atrás dos descontos e promoções!

      Eliminar
  3. Concordo com o teu texto! Acho que as pessoas devem sim aproveitar as promoções, mas para comprar coisas que usam ou que gastam frequentemente, não comprar porque sim! E quanto à qualidade dos alimentos, acho que a grande oferta de produtos menos saudáveis influencia um pouco a compra dos mesmos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim tens razão, não tinha pensado nisso. Cada vez há mais comida pouco saudável!

      Eliminar