Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

Dia do regresso


Hoje é dia de regressar à universidade. As aulas começam amanhã, pelo menos na universidade em que estudei, e por isso hoje é dia de regressar para mais um ano. E ao lembrar-me disso deu-me saudades de o fazer. Nunca morei em casas ou apartamentos, mas sim na residência da universidade e por isso chegavamos cedinho para arranjarmos o nosso cantinho. Os quartos eram distribuidos com antecedência ou no meu caso ficava com o quarto dos outros anos anteriores, faziamos camas, desfaziamos malas, ajeitavamos o quarto à nossa maneira e até o personalizavamos um pouco tendo sempre em atenção que no final do ano o quarto tinha que ficar tal e qual o tinhamos encontrado. Depois do quarto era a vez da casa de banho e da cozinha. Quando finalmente estava tudo arrumadinho eram horas de nos encontrarmos com as restantes colegas de residência, (na minha por exemplo, eramos cerca de 24 por piso) e também iamos conhecer as novas residentes tentando sempre familiariza-las com o ambiente e com as regras. 


fotos retiradas daqui

Viver na residência da universidade foi das melhores experiências que tive na universidade. Conheci muita gente boa, tenho muitas recordações das minhas colegas e a minha colega de quarto, a F., era espectacular, sempre nos entendemos bem quer em termos de espaço, quer com horários de estudo e de brincadeira, eramos mesmo companheiras de quarto e tenho saudades dela e de dividir o quarto com ela. O almoço e o jantar eram muitas vezes, no caso do jantar sempre, feito lá, não tinhamos fogão mas tinhamos microondas e digo-vos acho que todas nós saimos de lá a saber fazer muita coisa no microondas. Até enquanto jantavamos havia animação, juntavamo-nos muitas vezes para jantarmos juntas e pelas alturas festivas organizamos jantares e trocas de presentes. E apesar de todas as regras que tinhamos que cumprir nunca faltou aventuras, animação, gargalhada, brincadeiras. 
Tive ainda o privilégio de a residência ser num dos sitios mais bonitos da cidade mesmo junto ao parque e ao rio, tinhamos um espaço verde lindissimo o que era bonito de se ver. Estava também perto do shopping e do teatro da cidade, no fundo estavamos bem localizados porque até pertinho da universidade estavamos.
Viver lá ajudou em muito a superar as saudades de casa porque no fundo aquela era a minha segunda família.
Hoje ao lembrar-me disso senti tantas mas tantas saudades...
Espero que todos os que vivem na residência da sua universidade tenham tão boa experiência como eu tive :)

7 comentários:

  1. ai mulher a ler-te deu-me saudadeeeeeeeeeeeeee.....

    eu que vivi contigo na residência, bem ao lado do teu quartinho. Foi bom, muito bom viver ali.dá saudade, muita saudade! é verdade que havia muita animação, há dias que me apetece lá voltar pelo menos nunca estávamos sozinhas. Partilhar, viver em comunidade...oh vida anda para trás!

    é bom recordar. obrigada menina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade!! Eramos vizinhas :) Hoje é daqueles dias em que não me importava de lá estar. Ao chegar sentiamos logo aquele cheiro caracteristico da residencia que indicava que iamos começar mais um ano com muita animação ;)

      Eliminar
  2. Andaste na UTAD? Ai que saudades daquela vila, daquelas pessoas, do Corgo. Fui muito feliz em Vila Real :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sério Inês? Andamos na Utad, eu a menina do Blogue.. e tu também?

      Eliminar
  3. Também estudaste em Vila Real? Aquela cidade realmente deixou-me muitas saudades e muito boas recordações :)

    ResponderEliminar
  4. que saudades dos tempos de estudante :)
    BOA SEMANA :)

    ResponderEliminar