Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Reportagem

Hoje passou uma reportagem na sic que achei muito interessante, o "Comboio da Memória", que assinala os 77anos após o fim do holocausto.
Para quem não viu foi uma reportagem sobre os campos de concentração durante a II Guerra Mundial onde milhares de judeus foram dizimados em nome de um ideal nazi. É uma altura da história negra, foi um dos maiores, se não mesmo o maior genocídio da história mundial. 
Nesta reportagem vários jovens oriundos de vários países foram visitar esses campos de concentração, nomeadamente o maior de todos, o de Auschwitz. As imagens foram comoventes e mesmo estando a ver em casa, há um arrepio a cada imagem que mostram, a cada história que contam. Podemos sentir o horror que as pessoas que para lá foram sentiram, os anos de privações e uma constante luta pela sobrevivência. Ao ver a reportagem só me vinha o pensamento, de como era possível que algum ser humano fosse capaz de fazer isto com milhares de milhares de pessoas, privá-los de simples coisas como óculos, dentaduras, próteses e até mesmo os cabelos das mulheres. Ao entrarem lá tinham uma frase bem conhecida "Arbeit macht frei" (o trabalho liberta) e era levados a acreditar que ali está um futuro promissor. Eram discriminados simplesmente por terem outra religião.
Desde que dei esta parte da história quando estava no 9º ano que fiquei interessada no assunto, na altura li o "Diário de Anne Frank" e achei um livro muito interessante. Sempre disse que gostava de ir visitar um dia este campo de concentração e quem me conhece diz simplesmente que sou doida por querer conhecer um pouco mais desta história tão macabra. Mas acho que todos deviamos realmente conhecer e ir visitar estes campos de concentração, porque só assim as pessoas tomam consciência do que foi este holocausto para tantas e tantas famílias. Esta é uma parte da história que deve ser constantemente lembrada e recordada. Nunca nos devemos esquecer do que se passou, pois só assim podemos ter sempre na memória como o ser humano pode ser mesquinho e mau.
Tenciono um dia ir ver Auschwitz, conhecer um pouco mais sobre o assunto. Acho que todos deviamos de o fazer. Para quem não viu a reportagem, aconselho a verem!

4 comentários:

  1. Também vi essa reportagem, quase chorei! Gostava de tal como tu um dia visitar esses campos, é uma parte da história que nunca se deve esquecer para nunca mais se repetir!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é Jovem Sonhadora, é por isso mesmo que eu também queria lá ir ;)

      Eliminar
  2. Eu vi a reportagem. Já visitei o campo, numa viagem patrocinada pelo meu Secundário. Chorei, chorei imenso. É impossível não tocar uma pessoa.

    Quanto à reportagem, estava muito bem feita mas fiquei com a sensação que alguns dos miúdos eram um bocadinho burritos. Disseram cada frase que sei lá...deve ser da idade. Ou então não sabem muito de história.

    ResponderEliminar